Notícia

Centros Europe Direct de Portugal participam em reunião europeia

Os ensinamentos retirados da pandemia e agora da guerra na Ucrânia relançaram o papel crucial da União Europeia e apelaram à remodelação de determinadas iniciativas e políticas europeias. Neste contexto, a Comissão Europeia convocou uma assembleia geral de todos os seus centros EUROPE DIRECT (mais de 400 em toda a União Europeia, 15 dos quais em Portugal) em Milão, a fim de fazer o balanço da situação e dotar os centros dos instrumentos necessários para adaptarem as suas atividades de comunicação no terreno.   

Nestas circunstâncias sem precedentes, a Comissão pretende relançar a parceria com os organismos públicos, as administrações locais e as ONG que acolhem os centros EUROPE DIRECT e reforçar a sua capacidade de transmitir a mensagem europeia no terreno.

A rede EUROPE DIRECT é uma rede de comunicação cuja missão consiste em tornar a Europa acessível aos cidadãos a nível local, dialogando com os cidadãos sobre a UE, as suas políticas, prioridades e o seu futuro. Esta rede conta com 15 antenas em Portugal e aproxima a União Europeia dos cidadãos em todos os cantos da Europa. Também trabalha em estreita colaboração com os meios de comunicação social locais para combater a desinformação e promove a cidadania europeia ativa nas escolas.

A Assembleia Geral surge numa altura em que a presença física da UE a nível local foi totalmente retomada após dois anos de confinamentos por força da COVID-19, e Milão é o local simbólico onde a pandemia começou na Europa.

O comissário Paolo Gentiloni e a vice-presidente do Parlamento Europeu Pina Picierno estão presentes e discursaram na abertura da conferência.

O  comissário Paolo Gentiloni declarou: «A resposta da UE ao choque económico causado pela COVID-19 não tem precedentes. E estamos a responder com igual determinação à nova crise causada pela agressão da Rússia contra a Ucrânia. Em tempos tão incertos, comunicar a Europa é mais importante do que nunca – e ainda mais difícil. Os nossos centros EUROPE DIRECT têm um papel vital a desempenhar neste esforço, enquanto pontos de contacto fundamentais entre os nossos cidadãos e as instituições da UE. Todos devem saber onde se encontra o seu centro EUROPE DIRECT local, para que saibam onde ir para descobrir o que a UE está a fazer por eles

A Assembleia Geral foi inaugurada na segunda-feira, 30 de maio, com a plantação da «Árvore da Europa» na zona de Bosco Verticale, em Milão. A árvore é um presente de Giuseppe Salapresidente da Câmara Municipal de Milão, às instituições europeias, como símbolo de solidariedade e paz.

Partilhar:
Voltar