Notícia

Resposta da UE aos incêndios na Europa

Nas últimas semanas vários incêndios florestais graves eclodiram por toda a Europa, colocando em perigo vidas, meios de subsistência e o meio ambiente.
O Mecanismo de Proteção Civil da UE continua a responder a essas ameaças canalizando assistência para a França, Portugal, Espanha, Croácia e Eslovênia.
Quando ativado por um país, o Mecanismo de Proteção Civil da UE garante a ajuda em recursos. O Mecanismo abriga (a ‘reserva rescEU’) 12 aviões de combate a incêndios e 1 helicóptero de combate a incêndios, estrategicamente posicionados por toda a Europa. Como resultado das recentes ondas de calor, a frota tem estado muito ativa na resposta aos incêndios florestais neste verão.
Na sequência dos pedidos de assistência, a UE ajudou a mobilizar 4 aviões de combate a incêndios de Espanha e Itália para Portugal entre 10 e 13 de julho. Esta assistência também ocorreu na Eslovénia a 17 de julho e no Sudoeste de França.
O satélite de emergência Copernicus da UE ajuda a fornecer mapas de avaliação de danos nas áreas afetadas: na Croácia, os incêndios devastam perto da cidade de Zaton; em Espanha, o parque natural de Las Batuecas-Sierra de Francia; e em Portugal, os pinhais são os principais afetados no município de Ourém.
 
Partilhar:
Voltar