Em 13 e 14 de março de 2025, o Comité Económico e Social Europeu (CESE) reunirá cerca de 100 jovens participantes e 37 professores dos Estados-Membros da UE, dos países candidatos e do Reino Unido para o seu evento anual «A tua Europa, a tua voz» . Este ano, a iniciativa «A tua Europa, a tua voz» centrar-se-á no papel dos jovens na definição coletiva de um futuro resiliente. Visa dotá-los de meios para participarem em ações cívicas e contribuírem para atividades de democracia participativa nas suas comunidades e não só.
Conceito e linhas gerais
A edição de 2025 de «A tua Europa, a tua voz» contará com sessões interativas e seminários colaborativos durante um dia e meio. Mediadores experientes orientarão as sessões, ajudando os participantes a articular os seus pontos de vista e a formular recomendações que serão depois utilizadas para transmitir as suas expectativas, preocupações, interesses, prioridades e esperanças relativamente ao futuro da Europa.
Os seminários serão estruturados em torno de questões que deverão inspirar uma comunicação e um debate abertos e orientar a participação e o diálogo dos jovens:
- Em que tipo de Europa pretendes viver e quais as questões importantes para ti?
- Como encaras este futuro europeu e que papel devem os jovens desempenhar na sua configuração?
- De que forma podem os jovens contribuir para a construção de uma Europa que reflita os valores e as prioridades dos seus cidadãos?
Estas perguntas destinam-se a incentivar os participantes a refletirem cuidadosamente sobre as suas convicções, expectativas e prioridades e sobre a forma como podem participar na sua concretização. Ao lançar o diálogo sobre estes temas, o evento visa promover um sentimento de apropriação entre os jovens sobre o seu papel na participação e ação cívicas e inspirar o diálogo com os jovens, que resultará em propostas para enfrentar os desafios atuais.
Durante os debates, os participantes identificarão e explorarão eventuais medidas para a colaboração transfronteiras, promovendo um sentimento de unidade e responsabilidade partilhada.
O evento culminará numa reunião plenária, na qual os participantes traduzirão as suas ideias em recomendações. Estas propostas refletirão os pontos de vista dos jovens e serão apresentadas como contributos essenciais para qualquer trabalho consultivo ou político realizado pelo CESE.
O Grupo do CESE para a Juventude dará seguimento a estas atividades partilhando as recomendações. Os resultados da iniciativa «A tua Europa, a tua voz» serão tidos em conta e contribuirão para a realização da avaliação da perspetiva dos jovens. As atividades vão desde atividades de informação sobre redes relacionadas com a juventude até à integração das recomendações da iniciativa «A tua Europa, a tua voz» no trabalho consultivo do CESE.
As recomendações da iniciativa «A tua Europa, a tua voz» contribuirão igualmente para a segunda Semana da Sociedade Civil do CESE, que se centrará no reforço da coesão e da participação em sociedades polarizadas e terá lugar uma semana mais tarde (de 17 a 21 de março de 2025).
Formato e estilo da edição de 2025 da iniciativa «A tua Europa, a tua voz»
A fim de fomentar a participação e o empenho dos participantes nos debates, os seminários da iniciativa «A tua Europa, a tua voz» serão organizados utilizando uma liderança participativa ou métodos de acolhimento segundo a abordagem «The Art of Hosting». Trata-se de uma forma altamente eficaz de aproveitar a sabedoria coletiva e a capacidade de auto-organização de grupos de qualquer dimensão.
Partindo do pressuposto de que as pessoas despendem energia e empregam os seus recursos no que mais lhes interessa, os métodos combinam processos de conversação poderosos para convidar as pessoas a assumir a responsabilidade pelos desafios que enfrentam.
Resultados da edição de 2025 da iniciativa «A tua Europa, a tua voz»
As propostas principais resultantes da edição de 2025 da iniciativa «A tua Europa, a tua voz» incorporarão recomendações dos jovens para futuras propostas e ações políticas.
Estas recomendações servirão de base para debates centrados nos jovens durante a Semana da Sociedade Civil e serão partilhadas com representantes de alto nível das instituições europeias.
Serão também apresentadas no Encontro Europeu da Juventude (EYE) de 2025, organizado pelo Parlamento Europeu em Estrasburgo. Ao proporcionar uma perspetiva distinta, da juventude, sobre questões europeias essenciais, estas propostas desempenharão um papel significativo na definição da agenda do CESE para a juventude.