A Comissão congratula-se com o acordo político provisório alcançado entre o Parlamento Europeu e os Estados-Membros da UE sobre a meta global de redução das emissões de gases com efeito de estufa e a correspondente alteração da Lei Europeia em matéria de Clima.
O acordo estabelece uma meta climática juridicamente vinculativa de redução de 90 % das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) até 2040, em comparação com os níveis de 1990. Prevê também a possibilidade de utilização de créditos internacionais de alta qualidade para alcançar a essa meta, com uma contribuição adequada de até 5 %.
A meta climática acordada assegura uma trajetória clara e constante rumo à descarbonização total da economia europeia até 2050, dando segurança aos investidores e às empresas para que apostem na transição para as energias limpas, na competitividade industrial e na segurança e independência energética da UE.
A nível internacional, a UE tem mostrado a sua determinação em aplicar o Acordo de Paris e a sua liderança enquanto parceiro pioneiro e fiável da ação climática mundial.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «Hoje, mostramos o nosso forte compromisso com a ação climática e o Acordo de Paris. Um mês após a COP30, traduzimos as nossas palavras em ações, estabelecendo uma meta juridicamente vinculativa de redução de 90 % das emissões até 2040. Definimos um rumo claro para a neutralidade climática e um plano pragmático e flexível para reforçar a competitividade da transição para as energias limpas.»
Para mais informações sobre a meta climática para 2040, consultar o comunicado de imprensa.
