A Comissão Europeia adotou uma decisão de execução que define os principais marcos e prazos para a conclusão da ligação ferroviária de alta velocidade entre Madrid e Lisboa.
Este projeto emblemático de infraestruturas transnacionais é fundamental para o reforço da conectividade na União Europeia. A decisão foi apoiada unanimemente pelos Estados-Membros, promovendo a plena integração de Portugal e Espanha na rede ferroviária europeia de alta velocidade. Em 2030, o tempo de viagem entre as duas capitais será de cerca de cinco horas, reduzindo-se para apenas três horas até 2034.
Apostolos Tzitzikostas, comissário responsável pelos Transportes Sustentáveis e Turismo, declarou: «Percorrer um pouco mais de 600 quilómetros de Lisboa a Madrid em apenas três horas constitui um exemplo notável do tipo de ligações ferroviárias de alta velocidade que pretendemos para toda a Europa. Com estas ligações, as viagens de comboio tornam-se alternativas verdadeiramente atrativas e sustentáveis para viajar entre cidades.»
A Comissão já deu apoio à criação desta ligação ferroviária. Em Portugal, a nova linha de alta velocidade Évora-Elvas recebeu 235 milhões de euros do Mecanismo Interligar a Europa. Do lado espanhol, vários fundos de investimento da UE, como o FEDER e o MRR, destinaram cerca de 750 milhões de euros à linha de alta velocidade que liga a Estremadura a Madrid desde 2014.
A decisão de hoje faz parte de um esforço mais vasto para acelerar a execução de projetos transfronteiriços ao abrigo do Regulamento relativo à rede transeuropeia de transportes (RTE-T) revisto, vindo reforçar o empenho da UE no desenvolvimento de transportes sem descontinuidades, sustentáveis e seguros. Representa igualmente um passo importante para concretizar a visão da UE de ligar a Europa por transporte ferroviário de alta velocidade. No início de novembro, a Comissão apresentará o seu plano de uma rede europeia de alta velocidade.
Estão disponíveis mais informações no comunicado de imprensa.
