A Comissária Europeia para os Assuntos Internos encontra-se em visita oficial a Portugal nos dias 2 e 3 de julho (terça e quarta-feira), durante a qual se irá encontrar com representantes do Governo português e participar em eventos da Agência Europeia das Drogas (EUDA) e do Centro de Análise e Operações Marítimas (Narcóticos), (MAOC N).
No primeiro dia da visita, terça-feira dia 2 de julho, Ylva Johansson preside à cerimónia de adesão da Bélgica e da Alemanha ao MAOC (N) Centro de Análise e Operações Marítimas (Narcóticos). A cerimónia decorrerá no edifício-sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, a partir das 16:00. O MAOC (N), co-financiado pelo Fundo para a Segurança Interna da União Europeia, foi criado a 30 de setembro de 2007 por sete países europeus (França, Irlanda, Itália, Espanha, Países Baixos, Portugal e Reino Unido). Sediado em Lisboa, este centro europeu desempenha um papel ativo na segurança marítima do Atlântico e do Mediterrâneo, nomeadamente na disrupção e desmantelamento de redes de crime transnacional. A adesão da Alemanha e da Bélgica reforça parcerias existentes, melhorando os métodos e resultados do MAOC (N) nas suas operações. Está marcada uma conferência de imprensa que será transmitida na EbS, às 16:00 (os jornalistas interessados em participar devem contactar ines.patrocinio@maoc.eu).
Na quarta-feira, 3 de julho, a Comissária Europeia participa no lançamento da Agência Europeia para as Drogas (EUDA) que substituirá oficialmente o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA). Com o seu mandato mais alargado, a nova agência contribuirá para a preparação da União Europeia, ajudando os Estados-Membros a antecipar e a responder eficazmente ao impacto das ameaças relacionadas com a droga. Às 10:00, na Praça Europa, em Lisboa, está agendada uma conferência de imprensa com a participação de Ylva Johansson, Franz Pietsch (Presidente do Conselho de Administração da EUDA da Áustria), Alexis Goosdeel (Diretor Executivo da EUDA) e Representantes do Governo da República Portuguesa. Os jornalistas que desejem assistir pessoalmente ao evento deverão confirmar a sua presença em resposta a press@emcdda.europa.eu. A conferência será transmitida em direto nesta página e através das redes sociais da Representação da Comissão Europeia em Portugal (Facebook e X/Twitter). À margem do evento de lançamento, será também assinado um acordo de trabalho com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Mobilidade Humana do Equador, destinado a reforçar a cooperação na luta contra os desafios relacionados com a droga.
No decorrer da visita oficial a Portugal, a Comissária Europeia para os Assuntos Internos tem ainda encontro marcado com Margarida Blasco, Ministra da Administração Interna, e uma visita ao laboratório forense na sede da Polícia Judiciária em Lisboa.
Mais informações sobre a Comissária Europeia para os Assuntos Internos, Ylva Johansson, estão disponíveis nesta página.