Na sequência do acordo alcançado no mês passado entre a Presidente von der Leyen e o primeiro-ministro Li Keqiang, chegou agora a Roma, Itália, uma doação de equipamento de proteção da China à União Europeia.
«Estamos gratos pelo apoio da China e, como afirmou a Presidente von der Leyen, precisamos de nos apoiar mutuamente em tempos de necessidade. A UE e a China têm trabalhado em conjunto desde o início do surto de coronavírus. Em fevereiro, a UE entregou 56 toneladas de equipamento à China», afirmou Janez Lenarčič, Comissário responsável pela Gestão de Crises.
O avião chinês entregou 2 milhões de máscaras cirúrgicas, 200 000 máscaras N95 e 50 000 kits de teste à Itália. Na sequência da doação direta da China à UE, o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência coordenou a distribuição à Itália.
Em fevereiro, foram entregues à China mais de 56 toneladas de equipamento (vestuário de proteção, desinfetante e máscaras médicas) fornecido pela França, Alemanha, Itália, Letónia, Estónia, Áustria, República Checa, Hungria e Eslovénia através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.
Contexto
O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE) é o cerne do Mecanismo de Proteção Civil da UE e coordena a prestação de assistência aos países afetados por catástrofes, nomeadamente com bens de emergência, competências especializadas, equipas de proteção civil e equipamento especializado. O centro assegura a rápida mobilização do apoio de emergência e funciona como uma plataforma de coordenação entre todos os Estados-Membros da UE e os outros seis países participantes, o país afetado e os peritos em proteção civil e peritos de ajuda humanitária. O centro funciona ininterruptamente e pode ajudar qualquer país dentro ou fora da UE afetado por uma catástrofe de grandes proporções, a pedido das autoridades nacionais ou de um organismo da ONU.
O Mecanismo de Proteção Civil da UE reforça a cooperação entre os Estados-Membros/países participantes no domínio da proteção civil, com vista a melhorar a prevenção das catástrofes, bem como a preparação e a resposta a estas últimas. Graças a este mecanismo, a Comissão Europeia desempenha um papel fundamental na coordenação da resposta a catástrofes na Europa e no resto do mundo.
Para mais informações:
Ficha de informação sobre o Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE
Ficha de informação sobre o Mecanismo de Proteção Civil da UE