Na sequência de um alerta do Gabinete Europeu dos Consumidores (BEUC), a Comissão e as autoridades nacionais de defesa do consumidor, sob a liderança da Agência Sueca dos Consumidores, solicitam à WhatsApp que explique de que forma cumpre as obrigações que lhe incumbem por força da legislação da UE em matéria de defesa do consumidor. Pretende indagar-se se são fornecidas informações suficientemente claras aos consumidores sobre as consequências da sua decisão de aceitar ou recusar as novas condições de serviço da empresa; se as notificações integradas na aplicação WhatsApp que impelem os consumidores a aceitar as novas cláusulas e a política de privacidade são imparciais; e se os consumidores têm uma oportunidade adequada de se familiarizarem com as novas condições antes de as aceitarem. A Comissão e as autoridades de defesa do consumidor estão igualmente preocupadas com o intercâmbio de dados pessoais dos utilizadores entre a WhatsApp e terceiros ou com outras empresas Facebook/Meta. A WhatsApp tem até ao final de fevereiro para colaborar com a Comissão e as autoridades. Estão disponíveis mais informações sobre a forma como a Comissão colabora com as autoridades de defesa do consumidor para investigar e combater as infrações à legislação da UE em matéria de defesa do consumidor.