Todos os jovens de 18 anos da UE poderão candidatar-se, até 11 de dezembro de 2018, a um passe de viagem que lhes dará a possibilidade de viajar na Europa entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019. A primeira fase da iniciativa DiscoverEU reuniu milhares de jovens, o que permitiu formar uma verdadeira comunidade por toda a Europa. Os participantes, que nunca se tinham encontrado, estabeleceram contacto através das redes sociais, formaram grupos que viajaram de cidade em cidade e abrigaram outros jovens nas suas próprias casas.
O comissário Tibor Navracsics, responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto, afirmou: «Neste verão, cerca de 15 mil jovens de 18 anos de idade puderam viajar por toda a UE. Tiveram a experiência pessoal do que é ser europeu. Tiveram a oportunidade de descobrir a diversidade e a riqueza culturais da Europa, bem como de conhecer pessoas de toda a UE. Ouvimos tantas histórias fantásticas dos participantes que estou muito satisfeito por podermos oferecer esta experiência a mais jovens no próximo ano!»
Quem pode candidatar-se e como?
- Os candidatos devem ter 18 anos de idade em 31 de dezembro de 2018 e poder viajar entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019 por um período máximo de 30 dias.
- Os interessados devem candidatar-se através do Portal Europeu da Juventude.
- Um comité de avaliação avaliará as candidaturas apresentadas e fará a seleção.
- Os candidatos serão notificados dos resultados do processo de seleção em meados de janeiro de 2019.
Os candidatos selecionados poderão viajar a título individual ou em grupos constituídos, no máximo, por cinco pessoas. Regra geral, os participantes viajarão de comboio. No entanto, a fim de assegurar um amplo acesso em todo o continente, os participantes podem igualmente utilizar modos de transporte alternativos, tais como o autocarro, o ferry ou, excecionalmente, o avião. Desta forma, os jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas que façam parte da UE também terão a possibilidade de participar.
O lançamento da segunda fase da iniciativa foi anunciada pelo comissário Navracsics na reunião das partes interessadas que teve lugar hoje e que reuniu representantes dos setores da juventude, da educação, dos transportes e do turismo, bem como alguns dos jovens que este verão participaram na iniciativa. A reunião faz parte dos trabalhos que estão a decorrer para tornar a DiscoverEU ainda mais eficaz e acessível no futuro. Organizações como a Rede Europeia Antipobreza foram também convidadas a discutir as formas de melhorar a inclusão social nas próximas fases da DiscoverEU.
Próximas etapas
Com base no enorme interesse na DiscoverEU e na experiência que a iniciativa oferece aos jovens de toda a UE, a Comissão Europeia propôs incluir 700 milhões de euros para a iniciativa no âmbito do futuro programa Erasmus no próximo orçamento de longo prazo da UE após 2020. Se o Parlamento Europeu e o Conselho aprovarem a proposta, serão mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos que terão a possibilidade de viajar entre 2021 e 2027.
Contexto
A iniciativa DiscoverEU foi lançada em junho, com um orçamento de 12 milhões de euros para 2018. Até agora, graças a esta iniciativa, mais de 15 mil jovens tiveram a oportunidade de viajar por toda a Europa. Este ano, o Ano Europeu do Património Cultural, os jovens selecionados terão a oportunidade de participar em numerosos eventos que estão a ser organizados para celebrar o património cultural europeu.
Na primeira fase, que decorreu de 9 de julho a 30 de setembro de 2018, cerca de 15 mil jovens obtiveram passes de viagem com base numa quota fixa por país. Uma vez selecionados, puderam deslocar-se, individualmente ou em grupos de cinco pessoas, no máximo, por um período não superior a 30 dias a, pelo menos, um dos Estados-Membros da UE.