Ao pensar no futuro temos de incluir os jovens", disse o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Rebelo, no encerramento dos debates da I Academia Europa, hoje de manhã na Lousã. O Erasmus +, programa europeu de mobilidade de jovens e adultos, foi um dos destaques da intervenção de João Faria, chefe de Equipa da Representação da Comissão Europeia em Portugal. Jorge Brito, do Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, enalteceu o trabalho conjunto da organização com o Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPEEC), na pessoa do presidente Luís Marques.
A I Academia Europa debateu os temas centrais da Europa e da União Europeia, desce o "estado da União", orçamento europeu, a UE e a NATO - que futuro?, os debates sobre a Europa, democracia na UE, nacionalismo histórico: o caso Húngaro e a crise dos refugiados e a reforma do sistema jurídico europeu. "Desta vez eu voto!" foi o desafio lançado pelo chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente, que acompanhou os três dias da Academia Europa em contacto direto com os jovens universitários, que vieram de várias universidades portuguesas, entre elas, Coimbra, Lisboa, Porto e Minho.
A Activar- Associação de Cooperação da Lousã. - apresentou no início da manhã de domingo do Serviço Voluntário Europeu que desenvolve na Lousã, desde 2005, com participação de jovens de vários países europeus. "Semente para o Futuro - Micro-Maternidades de Árvores Autóctones” é o programa para a tarde de domingo, onde os jovens vão à descoberta das aldeias do Xisto, com uma caminhada organizada pela Activar, para uma consciência mais cívica a favor de um meio ambiente mais sustentável.