Notícia

Está aberta a apresentação de candidaturas ao Prémio Jean Monnet para a Integração Europeia 2021

Em 2018, o Prémio Jean Monnet foi atribuído à campanha #FreeInterrail, que conduziu ao programa DiscoverEU, aumentando a mobilidade de dezenas de milhares de jovens europeus. Em 2019, foi para o projeto Conversas sobre a Europa (Europe Talks) do jornal Zeit Online, que reuniu milhares de cidadãos para debates antes das eleições europeias. Em 2020, o prémio foi atribuído a «Home is Where the Herz Is» um projeto da publicação austríaca Metropole, dirigida às comunidades imigrantes de Viena.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Prémio Jean Monnet é organizado sob o patrocínio do Parlamento Europeu e com o apoio de parceiros pró-europeus, nomeadamente Colégio da Europa, European Alternatives e Democracy International.

O Prémio Jean Monnet é um concurso aberto e pode recompensar qualquer projeto que contribua para o reforço da integração europeia e do espírito europeu. Este objetivo é deliberadamente amplo, a fim de aumentar a diversidade dos concorrentes. Em especial, incentiva-se a participação de jovens, mulheres e grupos privados de direitos. Os projetos devem estar implementados ou já em fase de execução. O processo de candidatura é gratuito e os participantes não têm qualquer despesa em nenhum momento.

O prazo para a apresentação de candidaturas à edição de 2021 do prémio termina no sábado, 9 de outubro, às 23h59 (hora da Europa Central, 22h59 em Portugal Continental). Os resultados serão anunciados em 9 de novembro, aniversário do nascimento de Jean Monnet. Todas as candidaturas devem ser apresentadas através de um formulário disponível em linha.

«Uma integração bem-sucedida e cada vez mais próxima é a chave para o nosso futuro europeu comum, e os cidadãos de todo o continente dão um enorme contributo diário para este objetivo. Estamos orgulhosos de ajudar a destacar os seus esforços e realizações», explica Louis Drounau, fundador da EuropeanConstitution.eu.

«Fazer com que os homens trabalhem em conjunto. Mostrar-lhes que, para além das suas diferenças e fronteiras geográficas, existe um interesse comum» — Jean Monnet, pai fundador da Europa

EuropeanConstitution.eu é uma associação sem fins lucrativos francesa criada em 2018 para promover a integração europeia e os debates com os cidadãos sobre as instituições europeias. Fá-lo através da promoção de uma Constituição Europeia, pretendendo ser um instrumento de debate sobre questões constitucionais, e da atribuição do Prémio Jean Monnet para a(link is external) Integração Europeia a projetos que contribuam para a integração na prática. Esta quarta edição do prémio é organizada sob o patrocínio do Parlamento Europeu e em parceria com numerosas organizações pró-europeias.

Mais informações no sítio Web e por correio eletrónico: info@europeanconstitution.eu

Partilhar:
Voltar