A União Europeia oferece regularmente a oportunidade de efectuar um estágio remunerado (à exceção do EUROJUST), de alguns meses, podendo adquirir conhecimento prático do funcionamento das Instituições e Organismos Europeus, aplicar o conhecimento teórico adquirido durante os estudos e viver uma experiência única de trabalho em ambiente multicultural, multilingue e multiétnico.
O trabalho diário de um estagiário consiste principalmente em participar e organizar reuniões, grupos de trabalho, fóruns, audiências públicas; pesquisa e compilação de documentação, relatórios, consultas, resposta a questionários; gestão de projetos. A remuneração mensal varia de 1.000/1.200 EUR.
Os candidatos devem ser nacionais de um dos Estados-Membros da UE ou dos países candidatos que beneficiam de uma estratégia de pré-adesão, devem ter concluído o primeiro ciclo do ensino superior, não tenham ainda beneficiado dum estágio remunerado ou emprego por mais de 6 semanas e devem ter bons conhecimentos de pelo menos uma das línguas de trabalho da instituição: francês ou inglês ou alemão (B2).
Complete e confirme esta informação com a leitura do anúncio e do regulamento do estágio; a candidatura é geralmente formalizada em linha, começando pelo registo no portal da entidade que abre a vaga.
Estão hoje abertas mais de 60 oportunidades de estágio nas Instituições e em Agências Europeias. Saiba mais consultando o sítio http://www.trabalharnauniaoeuropeia.eu/estagios