78 % dos portugueses consideram que as medidas europeias no âmbito da política de coesão contribuem para a melhoria das condições de vida no país ou região.
De acordo com o último Eurobarómetro, a perceção dos cidadãos da União Europeia (UE) relativamente ao impacto da política regional da UE continua a ser bastante positiva. Em Portugal, 40 % dos cidadãos afirma ter conhecimento de iniciativas financiadas pela UE, em linha com a média europeia de 40 %.
No que se refere a futuros investimentos da UE, os portugueses inquiridos dão prioridade à melhoria das infraestruturas de saúde e educação com uma maioria de 58 % (bastante acima da média europeia de 49 %), à proteção do ambiente (37% em Portugal), aos recursos hídricos e à ação climática (37 % em Portugal), e à habitação e à melhoria da eficiência energética (30 % em Portugal).
Dois terços dos europeus inquiridos têm conhecimento de, pelo menos, um fundo da política de coesão, como o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Fundo de Coesão, o Fundo Social Europeu, o Interreg ou o Fundo para uma Transição Justa.
Dados relativos a Portugal podem se consultados aqui e mais informações sobre o Eurobarómetro estão disponíveis nesta página.