Notícia

Europa Criativa: Comissão lança primeiros convites à apresentação de propostas para apoiar a indústria audiovisual

Esta vertente visa apoiar a recuperação da indústria audiovisual e reforçar a sua competitividade tanto na Europa como à escala mundial. Outros convites serão publicados nas próximas semanas e meses.

«Em 2022, intensificaremos o nosso apoio aos setores culturais e criativos da Europa, fortemente afetados pela crise da COVID-19», declarou Thierry Breton, comissário do Mercado Interno. «Anunciamos hoje a primeira de uma longa série de oportunidades de financiamento para apoiar estes setores cruciais tanto durante como após a sua recuperação. O programa Europa Criativa investirá na inovação em matéria de tecnologias digitais, bem como em novos tipos de conteúdos, desde séries televisivas de topo de gama até à realidade virtual.»

A vertente MEDIA do programa Europa Criativa adaptou-se aos desafios e oportunidades decorrentes da evolução dos mercados audiovisuais e introduziu este ano três novos convites à apresentação de propostas ligados ao desenvolvimento de jogos de vídeo e de conteúdos imersivos, às redes de festivais europeus e à ação «MEDIA 360 graus»°, especificamente concebidos para apoiar as indústrias existentes e os novos talentos e mercados, bem como para promover a cooperação entre diferentes setores. 

Além destes primeiros convites à apresentação de propostas no montante de 41 milhões de euros no quadro da vertente MEDIA, foi também publicado hoje, no âmbito da vertente intersetorial do programa, um convite centrado na literacia mediática, com uma dotação de 2,4 milhões de euros de fundos da UE. Vários outros convites à apresentação de propostas no âmbito das três vertentes do programa Europa Criativa serão publicados no portal de concursos e oportunidades de financiamento da Comissão.

O orçamento afetado ao programa de 2022 de Europa Criativa é de 385,6 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 30 % comparativamente a 2021.

Contexto

O programa Europa Criativa é constituído, desde 2021, por três vertentes: a vertente MEDIA apoia o setor audiovisual, a vertente Cultura abrange todos os outros domínios dos setores culturais e criativos e a vertente intersetorial oferece oportunidades de colaboração entre setores e apoia o setor dos meios de informação. No âmbito do novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, o montante sem precedentes de 2,2 mil milhões de euros foi atribuído a este programa, o que faz dele o programa de financiamento dedicado ao apoio do setor cultural e criativo maior de sempre à escala da UE.

O programa Europa Criativa está plenamente alinhado com o Plano de Ação para a Democracia Europeia e o Plano de Ação para os Meios de Comunicação Social e o Setor Audiovisual adotados em dezembro de 2020. O programa apoia a liberdade, o pluralismo e a literacia mediática dos meios de comunicação social, como anunciado no Plano de Ação para a Democracia Europeia, e levará por diante os esforços do Plano de Ação para os Meios de Comunicação Social e o Setor Audiovisual para apoiar a recuperação e a transformação dos setores dos meios de comunicação social e do audiovisual.

Para responder a perguntas, prestar assistência relacionada com o programa e favorecer a cooperação com organizações de outros países, existem centros de informação Europa Criativa em todos os países participantes.

Partilhar:
Voltar
EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria

Notícia

Europa Criativa: Comissão lança primeiros convites à apresentação de propostas para apoiar a indústria audiovisual

Esta vertente visa apoiar a recuperação da indústria audiovisual e reforçar a sua competitividade tanto na Europa como à escala mundial. Outros convites serão publicados nas próximas semanas e meses.

«Em 2022, intensificaremos o nosso apoio aos setores culturais e criativos da Europa, fortemente afetados pela crise da COVID-19», declarou Thierry Breton, comissário do Mercado Interno. «Anunciamos hoje a primeira de uma longa série de oportunidades de financiamento para apoiar estes setores cruciais tanto durante como após a sua recuperação. O programa Europa Criativa investirá na inovação em matéria de tecnologias digitais, bem como em novos tipos de conteúdos, desde séries televisivas de topo de gama até à realidade virtual.»

A vertente MEDIA do programa Europa Criativa adaptou-se aos desafios e oportunidades decorrentes da evolução dos mercados audiovisuais e introduziu este ano três novos convites à apresentação de propostas ligados ao desenvolvimento de jogos de vídeo e de conteúdos imersivos, às redes de festivais europeus e à ação «MEDIA 360 graus»°, especificamente concebidos para apoiar as indústrias existentes e os novos talentos e mercados, bem como para promover a cooperação entre diferentes setores. 

Além destes primeiros convites à apresentação de propostas no montante de 41 milhões de euros no quadro da vertente MEDIA, foi também publicado hoje, no âmbito da vertente intersetorial do programa, um convite centrado na literacia mediática, com uma dotação de 2,4 milhões de euros de fundos da UE. Vários outros convites à apresentação de propostas no âmbito das três vertentes do programa Europa Criativa serão publicados no portal de concursos e oportunidades de financiamento da Comissão.

O orçamento afetado ao programa de 2022 de Europa Criativa é de 385,6 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 30 % comparativamente a 2021.

Contexto

O programa Europa Criativa é constituído, desde 2021, por três vertentes: a vertente MEDIA apoia o setor audiovisual, a vertente Cultura abrange todos os outros domínios dos setores culturais e criativos e a vertente intersetorial oferece oportunidades de colaboração entre setores e apoia o setor dos meios de informação. No âmbito do novo Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027, o montante sem precedentes de 2,2 mil milhões de euros foi atribuído a este programa, o que faz dele o programa de financiamento dedicado ao apoio do setor cultural e criativo maior de sempre à escala da UE.

O programa Europa Criativa está plenamente alinhado com o Plano de Ação para a Democracia Europeia e o Plano de Ação para os Meios de Comunicação Social e o Setor Audiovisual adotados em dezembro de 2020. O programa apoia a liberdade, o pluralismo e a literacia mediática dos meios de comunicação social, como anunciado no Plano de Ação para a Democracia Europeia, e levará por diante os esforços do Plano de Ação para os Meios de Comunicação Social e o Setor Audiovisual para apoiar a recuperação e a transformação dos setores dos meios de comunicação social e do audiovisual.

Para responder a perguntas, prestar assistência relacionada com o programa e favorecer a cooperação com organizações de outros países, existem centros de informação Europa Criativa em todos os países participantes.

Partilhar:
Voltar