De acordo com o último inquérito Eurobarómetro realizado pela Comissão Europeia, o apoio dos cidadãos europeus ao euro continua a ser muito forte. O inquérito indica que 79 % dos inquiridos consideram que o euro é bom para a UE, em linha com os resultados do inquérito de 2024. Uma expressiva maioria (70 %) dos inquiridos considera que a moeda única é boa para o seu próprio país. Em Portugal, a percentagem de 69 %.
A maioria dos inquiridos da área do euro considera que o euro tornou as viagens mais fáceis e menos dispendiosas. Cerca de oito em dez inquiridos afirmam que a moeda única facilitou a comparação de preços quando fazem compras em diferentes países da área do euro, incluindo na Internet.
Além disso, os resultados mostram um elevado apoio ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência. O MRR constitui o elemento central do programa NextGenerationEU, lançado pela Comissão após a pandemia de COVID-19, destinado a apoiar a recuperação e o crescimento económico dos Estados-Membros e a tornar as suas sociedades mais sustentáveis e resilientes, bem como a prepará-las para a transição ecológica e digital. Esta abordagem obteve forte apoio público, com 67 % dos inquiridos a mostrar-se favorável à ideia de um plano de recuperação que apoie todos os Estados-Membros, desde que esse apoio se traduza em investimentos e reformas verdes e nos setores digital e social. Em Portugal, esse apoio é de 64 %.
O inquérito visou também recolher opiniões dos cidadãos sobre certas questões relativas às moedas e às notas de euro. A este respeito, 61 % dos inquiridos mostram-se favoráveis à abolição das moedas de 1 e 2 cêntimos, indicando que o apoio a esta iniciativa é elevado e estável. Em Portugal, 62 % apoiam essa medida.
O inquérito Eurobarómetro baseia-se em entrevistas realizadas entre 15 e 23 de setembro de 2025 a mais de 18 600 inquiridos dos 20 Estados-Membros da área do euro. Os resultados completos estão disponíveis para consulta, assim como uma ficha informativa sobre os resultados em Portugal (somente em inglês).
