A nova parceria contribuirá para acelerar a recuperação destes setores e desbloquear oportunidades económicas inexploradas nos domínios da arquitetura, do património cultural, do design, da moda, do cinema, da edição, das artes do espetáculo e dos jogos de vídeo.
As Comunidades de Conhecimento e Inovação coordenadas pelo EIT podem durar 15 anos. Estão disponíveis cerca de 300 milhões de EUR de financiamento da UE ao abrigo do Horizonte Europa, destinados a duas novas Comunidades de Conhecimento e Inovação que irão ser lançadas durante o atual período de financiamento de 2021-2027, com a possibilidade de mobilizar mais fundos dos setores público e privado. A primeira, a Comunidade de Conhecimento e Inovação para os setores e as indústrias culturais e criativos, está agora prestes a tornar-se uma realidade.
Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: A cultura é a alma da Europa. As indústrias cultural e criativa europeias têm o poder de melhorar a vida, transformar as comunidades, criar postos de trabalho e crescimento e de gerar efeitos colaterais noutros setores, garantindo a transformação da Europa numa potência inovadora mundial. Com efeito, a nossa ambição é lançar as bases de um ecossistema de inovação europeu baseado na cultura e na criatividade. Esta nova parceria EIT contribuirá para reforçar esta ambição. Apoiará também a criatividade em toda a Europa, transformando competências e conhecimentos em inovações de ponta.
O convite à apresentação de propostas de hoje marca o início da nona Comunidade EIT, designada «Cultura e Criatividade», que deverá começar a funcionar a partir do verão de 2022. Através dos seus convites à apresentação de propostas, o EIT convida todos os parceiros que participam direta ou indiretamente nestes setores, designadamente empresas, instituições de ensino superior, organizações de investigação, ONG, cidades e regiões, a apresentar os seus projetos e visões para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável nos setores cultural e criativo.
O prazo para a apresentação de candidaturas termina em 24 de março de 2022 e o EIT organizará uma série de webinários informativos ao longo de novembro, para que as partes interessadas possam saber mais sobre o convite à apresentação de propostas. Os parceiros selecionados serão anunciados em junho de 2022.
A nova Comunidade Cultura e Criatividade do EIT organizará programas de formação empresarial para os futuros empresários do setor, apoiará as suas empresas de ponta através da criação de empresas e de serviços de aceleração empresarial, e produzirá produtos e serviços inovadores. A nova comunidade visa igualmente impulsionar a integração dos setores cultural e criativo nas estratégias de desenvolvimento regionais e locais.
Através do seu modelo empresarial, que abrange todo o percurso de inovação, de estudante a empresário, da ideia ao produto e do laboratório ao mercado, o EIT formou mais de 100 000 estudantes, lançou 1 400 produtos no mercado e apoiou 3 800 novas empresas que conseguiram angariar 3,9 mil milhões de EUR em fundos externos, desde o seu lançamento em 2008.
Contexto
O EIT reforça a capacidade de inovação da Europa, ajudando a responder a desafios globais e fomentando o talento empresarial para criar crescimento sustentável e empregos qualificados na Europa. O EIT é um organismo da UE e faz parte integrante do Horizonte Europa, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE. O Instituto apoia parcerias pan-europeias dinâmicas, as Comunidades de Conhecimento e Inovação do EIT, compostas por empresas líderes, laboratórios de investigação e universidades, cada uma delas dedicada a resolver um desafio mundial premente, desde as alterações climáticas à saúde e às energias renováveis. Juntamente com os seus principais parceiros, a Comunidade EIT oferece:
- Diplomas e cursos de formação empresarial em toda a Europa, que transformam estudantes em empresários, como Dora Palfi da imagiLabs, que está ensinar programação a jovens mulheres e raparigas, com o apoio do EIT Digital;
- Serviços de criação de empresas e de aceleração empresarial, que elevam as ideias e as empresas a um novo patamar, como é o caso da Northvolt.