A Comissão Europeia propôs hoje novas e ambiciosas metas de emissões de CO2 para os veículos pesados novos a partir de 2030. Estas metas contribuirão para reduzir as emissões de CO2 no setor dos transportes — os camiões, os autocarros urbanos e os autocarros de longo curso são responsáveis por mais de 6 % do total das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) da UE e por mais de 25 % das emissões de GEE do transporte rodoviário. Estas normas reforçadas em matéria de emissões assegurariam que este segmento do setor do transporte rodoviário contribua para a transição para uma mobilidade sem emissões e para os objetivos da UE no domínio do clima e da «poluição zero».A Comissão propõe a introdução progressiva de normas de emissões de CO2 mais rigorosas para quase todos os veículos pesados novos com emissões de CO2 certificadas, comparativamente aos níveis de 2019, nomeadamente: i) redução de 45 % das emissões a partir de 2030; ii) redução de 65 % das emissões a partir de 2035; e iii) redução de 90 % das emissões a partir de 2040. A fim de estimular a implantação mais rápida de autocarros com emissões nulas nas cidades, a Comissão propõe igualmente que todos os autocarros urbanos novos tenham emissões nulas a partir de 2030. Mais informações no comunicado de imprensaVer esta ligação noutra línguaPT•••, no documento com perguntas e respostasVer esta ligação noutra línguaPT••• e na ficha informativaVer esta ligação noutra línguaEN•••.