- A plataforma recebeu 2 300 pedidos de aconselhamento desde 2015.
- A maioria desses pedidos provém dos países da coesão.
- Mais de 150 projetos, no valor global de 34 mil milhões de euros, já solicitaram financiamento ao BEI no quadro da criação da reserva de projetos passíveis de serem financiados.
A Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento divulgou hoje o seu relatório anual de 2019, que proporciona uma panorâmica do impacto que tem tido na UE. Criada em 2015 como uma componente essencial do Plano de Investimento para a Europa, a plataforma já recebeu mais de 2 300 pedidos de apoio consultivo e aconselhamento técnico. Embora tenham sido apresentados pedidos provenientes de toda a UE, estes provêm, na sua maioria, dos países da coesão, nomeadamente Polónia, Bulgária e Roménia. Em resultado direto do apoio prestado pela plataforma, estão atualmente a ser analisados 150 projetos de investimento suscetíveis de beneficiarem de financiamento do BEI, no valor global de 34 mil milhões de euros. Cerca de metade desses projetos são potencialmente elegíveis para apoio do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, número que deverá aumentar ainda mais quando o apoio consultivo se traduzir em projetos suscetíveis de beneficiar de investimento.
Segundo o comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni: «proporcionar assistência técnica personalizada às autoridades locais e aos promotores de projetos pode ajudar a desbloquear o financiamento necessário para concretizar os seus projetos. Graças à Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento, poderão ser afetados até 34 mil milhões de euros a diferentes projetos, nomeadamente em matéria de energias não poluentes, inovação, e infraestruturas sociais e inteligentes. Queremos tirar partido desta experiência positiva no quadro da futura plataforma de aconselhamento InvestEU.»
Nas palavras da vice-presidente do BEI, Lilyana Pavlova: «o desenvolvimento de projetos de qualidade suscetíveis de serem financiados suscita, há vários anos, grandes dificuldades à maior parte dos países europeus, condicionando os investimentos, o crescimento e o desenvolvimento, em especial nos países da coesão. Orgulhamo-nos do apoio que a plataforma tem vindo a prestar aos setores público e privado na Europa, ajudando a ultrapassar esses obstáculos e a atrair financiamento suplementar graças ao sinal forte dado pela participação financeira do BEI. A plataforma já mostrou ser decisiva para os promotores de projetos europeus, ajudando-os a identificar, preparar e executar investimentos em conformidade com as prioridades do Plano de Investimento para a Europa».
Energias limpas, estradas seguras, habitação social e cuidados de saúde
A plataforma presta serviços de aconselhamento e apoio técnico personalizados em vários setores. Recebe os pedidos que lhe são apresentados por cidades, regiões, promotores privados e pequenas empresas. Entre os projetos já apoiados encontram-se, nomeadamente:
- Integração de autocarros verdes em Sófia e na Flandres
- Definição de uma estratégia climática para Florença
- Reforço dos serviços de saúde na Roménia
- Melhoria da segurança rodoviária na Grécia
- Introdução de iluminação pública energeticamente eficiente em Vilnius
- Criação de alojamento a preços acessíveis em Poznań
Pode consultar os outros projetos no sítio Web da plataforma de aconselhamento.
Contexto
A Plataforma Europeia de Aconselhamento ao Investimento é uma parceria estabelecida entre a Comissão e o Grupo do Banco Europeu de Investimento no âmbito do Plano de Investimento para a Europa. Foi concebida para funcionar como ponto de acesso único a vários tipos de serviços de aconselhamento e assistência técnica, ajudando a identificar, preparar e desenvolver projetos de investimento em toda a UE. Os seus consultores trabalham diretamente com os promotores dos projetos, preparando aconselhamento específico para apoiar projetos de investimento.
Embora seja especializada em pedidos de aconselhamento complexos e de grande dimensão, a plataforma recebe igualmente pedidos de apoio apresentados por promotores de projetos que carecem apenas de algumas horas ou dias de aconselhamento estratégico até encontrarem o rumo certo. Desde que foi lançada, a plataforma já apoiou mais de 700 promotores de projetos nos setores dos transportes, da energia, da inovação e da saúde.
A fim de poder prestar apoio a nível local, a plataforma criou uma rede de parceiros locais (bancos e instituições de fomento nacionais), tendo reforçado a sua capacidade de aconselhamento com fundos e apoio técnico. Já foi autorizado um reforço de mais de 3 milhões de euros dos programas de aconselhamento dos parceiros locais, tendo sido celebradas sete convenções de financiamento com bancos e instituições de fomento nacionais da Bulgária, Hungria, França, Lituânia, Itália e Eslovénia. A plataforma continua a financiar o programa de apoio às pequenas empresas do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento levado a cabo na Roménia, Bulgária, Croácia e Grécia.
Para mais informações
Relatório anual de 2019 da Plataforma de Aconselhamento ao Investimento