A Comissão lançou hoje, no início do 8.º Fórum da Coesão, a plataforma «Kohesio», uma plataforma pública em linha que reúne toda a informação sobre mais de 1,5 milhões de projetos nos 27 Estados-Membros financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Fundo de Coesão e pelo Fundo Social Europeu (FSE) desde 2014. É a primeira vez que é criada e disponibilizada a todos uma plataforma de dados sobre projetos tão abrangente como esta em todas as línguas da UE. A sua criação exigiu uma estreita cooperação com as autoridades de gestão dos diferentes Estados-Membros ou regiões, uma vez que os projetos de coesão são geridos por autoridades nacionais e regionais.
A comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, disse: «A Kohesio disponibiliza um conjunto abrangente de informações como nunca antes acontecera, para mostrar de que forma a política de coesão contribui para reforçar a nossa União. Graças à plataforma Kohesio, a política de coesão torna-se ainda mais aberta e transparente. Com apenas alguns cliques, qualquer pessoa pode descobrir exatamente como a UE investe nas nossas regiões e cidades para promover a convergência e a coesão económica, social e territorial. Este novo instrumento complementa o Relatório sobre a Coesão, publicado no mês passado, e a Plataforma de Dados Abertos sobre a Política de Coesão. Os projetos financiados pela política de coesão não têm segredos!»
O comissário do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, acrescentou: «Os fundos da UE podem fazer uma verdadeira diferença para todos na UE e, em especial, para aqueles que mais necessitam do nosso apoio. O Fundo Social Europeu apoia as pessoas na procura de emprego, ajuda os trabalhadores e as empresas a adquirirem as competências necessárias para uma recuperação justa, ecológica e digital e reforça a inclusão social. Os fundos de coesão podem também ajudar os Estados-Membros a apoiar os que fugiram da invasão russa da Ucrânia. A nova plataforma conta as histórias subjacentes a muitos projetos financiados pela UE que investem nas pessoas e nas regiões.»
Um instrumento útil para todos
A plataforma Kohesio disponibiliza a todos as informações na posse das autoridades de gestão. Com uma riqueza impressionante de dados, mostra o contributo crucial da política de coesão para a coesão económica, territorial e social das regiões da UE, bem como para as transições ecológica e digital, através da execução e do financiamento de uma grande variedade de prioridades políticas nos Estados-Membros. A Kohesio incentiva igualmente a identificação e o intercâmbio de boas práticas entre as diferentes regiões e Estados-Membros.
Vejamos o que a Kohesio pode oferecer:
- dados normalizados sobre 1,5 milhões de projetos do período de financiamento de 2014-2020, incluindo ligações para os respetivos programas e fundos;
- dados normalizados sobre os 500 000 beneficiários dos projetos e a fase de execução em que se encontram;
- dados que abrangem mais de 300 programas operacionais nos 27 Estados-Membros;
- um mapa interativo que permite obter os dados geograficamente;
- toda a informação será traduzida em todas as línguas da UE.
Alguns exemplos de projetos de coesão na Kohesio
A Kohesio ajudará os utilizadores a explorar a forma como o FEDER apoia a criação de uma plataforma digital de base comunitária em França. Informará igualmente sobre o projeto do programa Youthreach, financiado pelo FSE, na Irlanda, que apoia os jovens que abandonaram a escola precocemente a recuperar e a dar os primeiros passos rumo ao emprego. Só entre 2014 e 2020, o programa chegou a um total de 14 000 jovens. Por último, a Kohesio pode mostrar de que forma o Fundo de Coesão contribui para melhorar as ligações ferroviárias na Chéquia.
Próximas etapas
Em cooperação com as autoridades de gestão selecionadas pelos Estados-Membros para gerir o financiamento da coesão, a Comissão continuará a desenvolver a plataforma Kohesio para incluir os projetos do novo período de programação de 2021-2027. Dentro de alguns meses, a plataforma estará disponível em todas as línguas oficiais da UE.
Contexto
A Comissão está empenhada na transparência e na divulgação dos dados ao público. Foi por esta razão que a Plataforma de Dados Abertos sobre a Política de Coesão foi lançada em dezembro de 2015, para permitir aos utilizadores acompanhar os progressos na aplicação da política de coesão a nível da UE, por tema, país ou fundo. A plataforma Kohesio complementa a Plataforma de Dados Abertos sobre a Política de Coesão com um repositório único e abrangente de informações sobre os projetos e beneficiários financiados ao abrigo da política de coesão. As duas plataformas coexistirão, uma vez que oferecem dois ângulos diferentes: os dados da coesão abrangem as informações financeiras ao nível do programa e a Kohesio fornece informações pormenorizadas ao nível dos projetos.
Para mais informações
Plataforma de Dados Abertos da Política de Coesão da UE