Notícia

Previsões económicas do inverno de 2021: Um inverno difícil, mas uma luz ao fundo do túnel

O crescimento económico deverá retomar aquando do aligeiramento das medidas de contenção

As Previsões económicas do inverno de 2021 apontam para um crescimento da economia na área do euro de 3,8 % tanto em 2021 como em 2022. No que respeita à economia da UE, as previsões apontam para um crescimento de 3,7 %, em 2021, e de 3,9 %, em 2022.

Prevê-se que as economias da área do euro e da UE atinjam os seus níveis de produção anteriores à crise mais cedo do que o antecipado nas Previsões económicas do outono de 2020,em grande medida devido a um dinamismo de crescimento mais forte do que o previsto no segundo semestre de 2021 e em 2022. 

Após um forte crescimento observado no terceiro trimestre de 2020, a atividade económica registou uma nova contração no quarto trimestre quando uma segunda vaga da pandemia levou à adoção de novas medidas de contenção. Com essas medidas ainda em vigor, no primeiro trimestre de 2021 as economias da UE, bem como as da área do euro, deverão registar uma contração. O crescimento económico deverá retomar na primavera e intensificar-se no verão, à medida que os programas de vacinação forem avançando e que as medidas de contenção forem sendo gradualmente aligeiradas. A recuperação deverá também ser apoiada pela melhoria das perspetivas para a economia mundial.

O impacto económico da pandemia continua a ser variável consoante os Estados-Membros, prevendo-se que a rapidez da recuperação varie igualmente de forma significativa entre eles.

A inflação deverá continuar moderada

As previsões apontam para um aumento da inflação na área do euro de 0,3 %, em 2020, para 1,4 %, em 2021, antes de registar uma ligeira descida para 1,3 % em 2022. Segundo as previsões, a inflação na área do euro e na UE aumentou ligeiramente em 2021 em relação ao outono, mas prevê-se que globalmente se mantenha moderada. A pressão da procura global sobre os preços continua a ser atenuada pelo atraso na retoma. Em 2021, a inflação aumentará temporariamente devido aos efeitos de base positivos da inflação no setor da energia, a ajustamentos fiscais, principalmente na Alemanha, bem como ao facto de a procura não satisfeita se confrontar com algumas restrições ainda existentes a nível da oferta. Em 2022, com o ajustamento da oferta e a atenuação gradual dos efeitos de base, a inflação deverá voltar a diminuir. 

Continua a existir uma grande incerteza e riscos significativos

Os riscos no que respeita às previsões são mais equilibrados desde o outono, embora continuem a ser elevados. Dependem principalmente da evolução da pandemia e do êxito das campanhas de vacinação.

Os riscos positivos estão associados à possibilidade de o processo de vacinação conduzir a um aligeiramento das medidas de contenção mais rápido do que o previsto e, por conseguinte, a uma recuperação mais forte, que começaria mais cedo. Além disso, o NextGenerationEU, o instrumento de recuperação da UE, cujo elemento central é o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), poderá promover um crescimento mais forte do que o esperado, uma vez que a maioria dos financiamentos previstos neste âmbito ainda não foram integrados nestas previsões. 

Em termos de riscos negativos, a pandemia poderá revelar-se mais persistente ou mais grave a curto prazo do que o indicado nestas previsões ou poderá haver atrasos na implementação dos programas de vacinação. Tal poderá atrasar o aligeiramento das medidas de contenção, o que, por sua vez, afetará o momento e a robustez da recuperação esperada. Existe também o risco de a crise deixar marcas mais profundas no tecido económico e social da UE, nomeadamente através de falências e perdas massivas de postos de trabalho. Tal prejudicaria igualmente o setor financeiro, aumentaria o desemprego de longa duração e agravaria as desigualdades.

Declarações dos membros do Colégio de Comissários::

Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo de «Uma Economia ao serviço das Pessoas», afirmou: «As previsões hoje publicadas são motivo de grande esperança num período de enorme incerteza para todos nós. A forte retoma do crescimento prevista para o segundo semestre deste ano demonstra inequivocamente que estamos prestes a superar esta crise. Para resolver questões como a perda de postos de trabalho, o enfraquecimento do setor empresarial e o aumento das desigualdades, será fundamental uma resposta europeia forte. Teremos ainda muito a fazer para dar resposta às consequências socioeconómicas em geral. O nosso pacote de recuperação ajudará de forma significativa a impulsionar a recuperação, para a qual contribuirá igualmente a disponibilização das vacinas e uma provável retoma da procura mundial

Paolo Gentiloni, comissário responsável pela Economia, declarou: «Os europeus atravessam tempos difíceis. Continuamos a enfrentar o sofrimento doloroso da pandemia e as suas consequências sociais e económicas, que são mais do que evidentes. No entanto, há uma luz ao fundo do túnel. Com o aumento do número de pessoas vacinadas nos próximos meses, o aligeiramento das medidas de contenção deverá permitir reforçar a retoma na primavera e no verão. A economia da UE deverá regressar aos níveis de PIB registados antes da pandemia em 2022, ou seja, mais cedo do que o previsto — embora a produção perdida em 2020 não seja recuperada com a mesma rapidez nem ao mesmo ritmo em todos os países da União. Estas previsões estão sujeitas a inúmeros riscos relacionados, nomeadamente, com novas variantes da COVID-19 e com a situação epidemiológica mundial. Por outro lado, é de esperar que nos próximos anos o NextGenerationEU dê um forte impulso às economias mais afetadas, o que ainda não é tido em conta nas previsões atuais.»

Contexto

As previsões económicas do inverno de 2021 atualizam as previsões económicas do outono de 2020, apresentadas em novembro de 2020, principalmente no que respeita à evolução do PIB e da inflação em todos os Estados-Membros da UE.

Estas previsões baseiam-se num conjunto de pressupostos técnicos em matéria de taxas de câmbio, taxas de juro e preços das matérias- primas à data de referência de 28 de janeiro de 2021. Relativamente a todos os outros dados necessários, incluindo os pressupostos relativos às políticas públicas, as previsões assentam nas informações disponíveis até 2 de fevereiro, inclusive. A menos que sejam anunciadas políticas de forma credível e suficientemente pormenorizada, as projeções continuarão a assentar no pressuposto de políticas inalteradas.

É importante realçar que as previsões se baseiam em dois pressupostos técnicos importantes relativos à pandemia. Em primeiro lugar, partem do princípio de que, após um reforço significativo das restrições no quarto trimestre de 2020, serão mantidas medidas de contenção rigorosas no primeiro trimestre de 2021. Segundo as previsões, estas medidas de contenção começarão a ser aligeiradas no final do segundo trimestre e, posteriormente, de forma mais acentuada no segundo semestre do ano - momento em que as pessoas mais vulneráveis e uma parte cada vez maior da população adulta deverão já estar vacinadas. Em segundo lugar, partem do princípio de que no final de 2021 as medidas de contenção permanecerão marginais e de que em 2022 serão aplicadas unicamente medidas setoriais específicas.

A integração nas previsões do NextGenerationEU, incluindo o RRF, é conforme com o habitual pressuposto de políticas inalteradas, como já era o caso nas previsões do outono. As previsões integram unicamente as medidas que foram adotadas ou anunciadas de forma credível e especificadas de forma suficientemente pormenorizada, nomeadamente nos orçamentos nacionais. Na prática, isto significa que só as previsões económicas de um pequeno número de Estados-Membros é que têm em conta algumas medidas que se prevê venham a ser financiadas ao abrigo do RRF.

Estas previsões têm em conta o facto de a UE e o Reino Unido terem alcançado um Acordo de Comércio e Cooperação, aplicado a título provisório desde 1 de janeiro de 2021, e que inclui um Acordo de Comércio Livre (ACL).

As próximas previsões da Comissão Europeia serão as previsões económicas da primavera de 2021, que serão publicadas em maio de 2021.

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O crescimento económico deverá retomar aquando do aligeiramento das medidas de contenção

As Previsões económicas do inverno de 2021 apontam para um crescimento da economia na área do euro de 3,8 % tanto em 2021 como em 2022. No que respeita à economia da UE, as previsões apontam para um crescimento de 3,7 %, em 2021, e de 3,9 %, em 2022.

Prevê-se que as economias da área do euro e da UE atinjam os seus níveis de produção anteriores à crise mais cedo do que o antecipado nas Previsões económicas do outono de 2020,em grande medida devido a um dinamismo de crescimento mais forte do que o previsto no segundo semestre de 2021 e em 2022. 

Após um forte crescimento observado no terceiro trimestre de 2020, a atividade económica registou uma nova contração no quarto trimestre quando uma segunda vaga da pandemia levou à adoção de novas medidas de contenção. Com essas medidas ainda em vigor, no primeiro trimestre de 2021 as economias da UE, bem como as da área do euro, deverão registar uma contração. O crescimento económico deverá retomar na primavera e intensificar-se no verão, à medida que os programas de vacinação forem avançando e que as medidas de contenção forem sendo gradualmente aligeiradas. A recuperação deverá também ser apoiada pela melhoria das perspetivas para a economia mundial.

O impacto económico da pandemia continua a ser variável consoante os Estados-Membros, prevendo-se que a rapidez da recuperação varie igualmente de forma significativa entre eles.

A inflação deverá continuar moderada

As previsões apontam para um aumento da inflação na área do euro de 0,3 %, em 2020, para 1,4 %, em 2021, antes de registar uma ligeira descida para 1,3 % em 2022. Segundo as previsões, a inflação na área do euro e na UE aumentou ligeiramente em 2021 em relação ao outono, mas prevê-se que globalmente se mantenha moderada. A pressão da procura global sobre os preços continua a ser atenuada pelo atraso na retoma. Em 2021, a inflação aumentará temporariamente devido aos efeitos de base positivos da inflação no setor da energia, a ajustamentos fiscais, principalmente na Alemanha, bem como ao facto de a procura não satisfeita se confrontar com algumas restrições ainda existentes a nível da oferta. Em 2022, com o ajustamento da oferta e a atenuação gradual dos efeitos de base, a inflação deverá voltar a diminuir. 

Continua a existir uma grande incerteza e riscos significativos

Os riscos no que respeita às previsões são mais equilibrados desde o outono, embora continuem a ser elevados. Dependem principalmente da evolução da pandemia e do êxito das campanhas de vacinação.

Os riscos positivos estão associados à possibilidade de o processo de vacinação conduzir a um aligeiramento das medidas de contenção mais rápido do que o previsto e, por conseguinte, a uma recuperação mais forte, que começaria mais cedo. Além disso, o NextGenerationEU, o instrumento de recuperação da UE, cujo elemento central é o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR), poderá promover um crescimento mais forte do que o esperado, uma vez que a maioria dos financiamentos previstos neste âmbito ainda não foram integrados nestas previsões. 

Em termos de riscos negativos, a pandemia poderá revelar-se mais persistente ou mais grave a curto prazo do que o indicado nestas previsões ou poderá haver atrasos na implementação dos programas de vacinação. Tal poderá atrasar o aligeiramento das medidas de contenção, o que, por sua vez, afetará o momento e a robustez da recuperação esperada. Existe também o risco de a crise deixar marcas mais profundas no tecido económico e social da UE, nomeadamente através de falências e perdas massivas de postos de trabalho. Tal prejudicaria igualmente o setor financeiro, aumentaria o desemprego de longa duração e agravaria as desigualdades.

Declarações dos membros do Colégio de Comissários::

Valdis Dombrovskis, vice-presidente executivo de «Uma Economia ao serviço das Pessoas», afirmou: «As previsões hoje publicadas são motivo de grande esperança num período de enorme incerteza para todos nós. A forte retoma do crescimento prevista para o segundo semestre deste ano demonstra inequivocamente que estamos prestes a superar esta crise. Para resolver questões como a perda de postos de trabalho, o enfraquecimento do setor empresarial e o aumento das desigualdades, será fundamental uma resposta europeia forte. Teremos ainda muito a fazer para dar resposta às consequências socioeconómicas em geral. O nosso pacote de recuperação ajudará de forma significativa a impulsionar a recuperação, para a qual contribuirá igualmente a disponibilização das vacinas e uma provável retoma da procura mundial

Paolo Gentiloni, comissário responsável pela Economia, declarou: «Os europeus atravessam tempos difíceis. Continuamos a enfrentar o sofrimento doloroso da pandemia e as suas consequências sociais e económicas, que são mais do que evidentes. No entanto, há uma luz ao fundo do túnel. Com o aumento do número de pessoas vacinadas nos próximos meses, o aligeiramento das medidas de contenção deverá permitir reforçar a retoma na primavera e no verão. A economia da UE deverá regressar aos níveis de PIB registados antes da pandemia em 2022, ou seja, mais cedo do que o previsto — embora a produção perdida em 2020 não seja recuperada com a mesma rapidez nem ao mesmo ritmo em todos os países da União. Estas previsões estão sujeitas a inúmeros riscos relacionados, nomeadamente, com novas variantes da COVID-19 e com a situação epidemiológica mundial. Por outro lado, é de esperar que nos próximos anos o NextGenerationEU dê um forte impulso às economias mais afetadas, o que ainda não é tido em conta nas previsões atuais.»

Contexto

As previsões económicas do inverno de 2021 atualizam as previsões económicas do outono de 2020, apresentadas em novembro de 2020, principalmente no que respeita à evolução do PIB e da inflação em todos os Estados-Membros da UE.

Estas previsões baseiam-se num conjunto de pressupostos técnicos em matéria de taxas de câmbio, taxas de juro e preços das matérias- primas à data de referência de 28 de janeiro de 2021. Relativamente a todos os outros dados necessários, incluindo os pressupostos relativos às políticas públicas, as previsões assentam nas informações disponíveis até 2 de fevereiro, inclusive. A menos que sejam anunciadas políticas de forma credível e suficientemente pormenorizada, as projeções continuarão a assentar no pressuposto de políticas inalteradas.

É importante realçar que as previsões se baseiam em dois pressupostos técnicos importantes relativos à pandemia. Em primeiro lugar, partem do princípio de que, após um reforço significativo das restrições no quarto trimestre de 2020, serão mantidas medidas de contenção rigorosas no primeiro trimestre de 2021. Segundo as previsões, estas medidas de contenção começarão a ser aligeiradas no final do segundo trimestre e, posteriormente, de forma mais acentuada no segundo semestre do ano - momento em que as pessoas mais vulneráveis e uma parte cada vez maior da população adulta deverão já estar vacinadas. Em segundo lugar, partem do princípio de que no final de 2021 as medidas de contenção permanecerão marginais e de que em 2022 serão aplicadas unicamente medidas setoriais específicas.

A integração nas previsões do NextGenerationEU, incluindo o RRF, é conforme com o habitual pressuposto de políticas inalteradas, como já era o caso nas previsões do outono. As previsões integram unicamente as medidas que foram adotadas ou anunciadas de forma credível e especificadas de forma suficientemente pormenorizada, nomeadamente nos orçamentos nacionais. Na prática, isto significa que só as previsões económicas de um pequeno número de Estados-Membros é que têm em conta algumas medidas que se prevê venham a ser financiadas ao abrigo do RRF.

Estas previsões têm em conta o facto de a UE e o Reino Unido terem alcançado um Acordo de Comércio e Cooperação, aplicado a título provisório desde 1 de janeiro de 2021, e que inclui um Acordo de Comércio Livre (ACL).

As próximas previsões da Comissão Europeia serão as previsões económicas da primavera de 2021, que serão publicadas em maio de 2021.

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