Estas seis equipas vão desenvolver, entre janeiro e abril de 2021, reportagens sobre temas de dimensão europeia muito variados, com o objetivo de lhes dar ímpeto na agenda mediática através de protagonistas e ângulos relevantes e originais. Terão acesso a mentoria prática de jornalistas profissionais e, no final, três reportagens serão escolhidas pela equipa de mentores e parceiros para serem difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa: Público, Renascença e TVI.
As restantes 17 candidaturas serão convidadas a desenvolver as reportagens candidatas com o apoio dos Repórteres em Construção (REC).
O ReportEU é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal cuja primeira edição foi lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção(REC) e tem por objetivo contribuir para a formação prática dos futuros jornalistas no formato reportagem e em cobertura jornalística de temas europeus, fomentando ainda o debate e ação para um aumento da literacia mediática.
Equipas selecionadas (por ordem alfabética):
Professora-coordenadora: Carla Cardoso
Equipa: Maria Nunes, Bianca Gregório, Inês Sousa, Talismã Xavier
Curso: Licenciatura em Comunicação e Jornalismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa
Formato: Multimédia
Tema: Casas amigas do ambiente e da igualdade
Professor-coordenador: Francisco Sena Santos
Equipa: Mariana Serrano, Ana Rita Silva, Romina Barreto
Curso: Licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa
Formato: Rádio
Tema: 35 anos de Portugal na União Europeia em seis Gerações, um retrato social
Professora-coordenadora: Inês Amaral
Equipa: Catarina Magalhães, Sofia Pereira
Curso: Mestrado e Licenciatura em Jornalismo e Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Formato: Multimédia
Tema: A desinformação e a ascensão da extrema direita europeia
Professora-coordenadora: Joana Martins
Equipa: Ana Correia, Daniel Silva
Curso: Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu
Formato: Imprensa
Tema: Deficiência na UE: um longo caminho a percorrer
Professor-coordenador: Ricardo Nunes
Equipa: David Marcos, Ana Coelho, Filipe Borges, Marisa Cidade, Leonor Curado
Curso: Licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Setúbal
Formato: Imprensa
Tema: A Saúde Mental
Professora-coordenadora: Teresa Abecasis
Equipa: Diana Gomes, Adriana Alves
Curso: Licenciatura em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa
Formato: Multimédia
Tema: A partir do Bar Europa, uma viagem no tempo pelas diferentes perceções da UE
Contexto:
O ReportEU, uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal cuja primeira edição foi lançada em novembro de 2020 em colaboração com os Repórteres em Construção (REC), nasce com o intuito de dar a oportunidade a estudantes universitários, em especial de jornalismo e de comunicação social, de criar reportagens sobre temas que abordem uma dimensão europeia e que sejam relevantes e inovadores. Através de uma experiência prática durante o percurso formativo, permite-lhes treinar o que é desenvolver uma reportagem jornalística, com acesso a mentoria de profissionais, e entender melhor como funciona a União Europeia e que recursos disponibiliza para os jornalistas e cidadãos. Procura ainda estimular a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre a realidade de outros Estados-Membros e a literacia mediática, especificamente sobre temas europeus.
As três reportagens consideradas melhores pela equipa de mentores e parceiros serão difundidas pelos órgãos de comunicação social que se associam à iniciativa. Os critérios de avaliação incluem: 1) a inovação do tema, ângulos e/ou formatos; 2) a qualidade de execução e de apresentação; 3) a relevância dos conteúdos; 4) o impacto numa maior ligação dos cidadãos à UE; 5) a inclusão de questões, protagonistas e/ou histórias de pelo menos três Estados-Membros diferentes da UE (pode ou não incluir Portugal). Todos os projetos devem ser implementados seguindo boas práticas de sustentabilidade ambiental, usar as oportunidades fornecidas pelas ferramentas digitais e respeitar os direitos e valores fundamentais da União Europeia.
Mais informações na página Web da Comissão Europeia em Portugal e com o marcador #ReportEU.