O cancro é uma das principais prioridades da Comissão Europeia no domínio da saúde. As orientações políticas da Presidente Ursula von der Leyen referem-se a «um plano europeu de luta contra o cancro, a fim de apoiar os Estados-Membros na melhoria do controlo do cancro e da prestação de cuidados» para reduzir o sofrimento causado por esta doença e para que a Europa assuma a liderança na luta contra o cancro.
Estratégia da UE no domínio da luta contra o cancro
A carta de missão à comissária da Saúde, Stella Kyriakides, define os quatro pilares do plano europeu de luta contra o cancro:
*prevenção
*diagnóstico precoce
*tratamento e
*cuidados de acompanhamento
O plano europeu de luta contra o cancro estará ligado a outras prioridades da nova Comissão e tem o apoio dos deputados do Parlamento Europeu, dos Estados-Membros e das partes interessadas que trabalham em conjunto com a Comissão para melhorar a prevenção e os cuidados oncológicos na Europa.
Em 4 de fevereiro de 2020, a Comissão Europeia deu início à consulta pública sobre o plano num evento designado «Plano europeu de luta contra o cancro: ousemos mais» no Parlamento Europeu, em Bruxelas.
O cancro é uma das missões europeias de investigação e inovação e faz parte do quadro do Horizonte Europa, que começa em 2021.
O cancro é um dos principais problemas de saúde, tal como se refere no artigo 168.º do TFUE, que confere à UE competência para apoiar, coordenar ou complementar as ações dos Estados-Membros para a proteção e a melhoria da saúde humana.
A Comissão Europeia tem trabalhado no domínio do cancro com os Estados-Membros da UE e a sociedade civil durante décadas, em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde, o Centro Comum de Investigação e o Centro Internacional de Investigação do Cancro.
Saiba Mais em: https://ec.europa.eu/health/non_communicable_diseases/cancer_pt