A Comissão Europeia estabeleceu dois objetivos ambiciosos para a mobilidade urbana:
• a eliminação gradual dos automóveis alimentados com combustível convencional até 2050, nas cidades;
• o progresso para uma logística urbana com emissões zero nos principais centros urbanos até 2030.
A Comissária Europeia dos Transportes, Violeta Bulc, centra-se em quatro áreas prioritárias: inovação, digitalização, descarbonização e pessoas.
Desde a sua estreia em 2002, o impacte da SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE tem crescido regularmente, tanto na Europa como em todo o mundo. Em 2017, a campanha quebrou o recorde de participação; 2 526 cidades de 50 países organizaram atividades durante a semana.
Mais de metade das cidades participantes implementou medidas permanentes, perfazendo um total de 7 993, centrando-se principalmente na gestão da mobilidade, na acessibilidade e em equipamentos novos ou melhorados para bicicletas.
A semana culmina no Dia Sem Carros, quando as cidades participantes reservam uma ou várias áreas exclusivamente para peões, ciclistas e transportes públicos durante um dia inteiro. Em 2017, 1 352 cidades comemoraram o Dia Sem Carros.
Todos os anos, a SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE centra-se num tema relacionado com a mobilidade sustentável. Em 2018, o tema é a «Multimodalidade».
A multimodalidade promove o uso e a combinação de diferentes meios de transporte para viagens urbanas, tanto para passageiros como mercadorias.
A combinação de diferentes meios de transporte significa maximizar os seus benefícios para os passageiros: custos, rapidez, flexibilidade, conforto, fiabilidade, etc. Também tem benefícios para a sociedade: a redução da poluição e do congestionamento, a melhoria da qualidade de vida e da saúde, etc.
A tendência crescente para a digitalização na mobilidade urbana é um motor essencial na promoção da multimodalidade.
Registe as suas atividades e eventos on-line em www.mobilityweek.eu.