O Regulamento Circuitos Integrados europeu reforçará a competitividade e a resiliência da Europa e ajudará a concretizar a dupla transição digital e ecológica.
A recente escassez de semicondutores a nível mundial tornou mais evidente a extrema dependência mundial da cadeia de valor dos semicondutores em relação a um número muito limitado de intervenientes num contexto geopolítico complexo. Mas também ilustra a importância dos semicondutores para toda a indústria e sociedade europeias.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: «O Regulamento Circuitos Integrados pode constituir um fator de mudança para a nossa competitividade mundial. A curto prazo, aumentará a nossa resiliência a futuras crises, permitindo-nos antecipar e evitar perturbações na cadeia de abastecimento. A médio prazo, ajudará a tornar a Europa um líder industrial neste mercado estratégico. Com o Regulamento Circuitos Integrados, estamos a pôr em prática os investimentos e a estratégia. Mas a chave para o nosso sucesso reside nos inovadores da Europa, os nossos investigadores de craveira mundial, as pessoas que fizeram prosperar o nosso continente ao longo das décadas.»
Mais informações no comunicado de imprensa, no documento com perguntas e respostas, na página de informação e na ficha informativa.