A Comissão Europeia apresentou a Estratégia das Tecnologias Quânticas que visa pôr a Europa a liderar este domínio a nível mundial até 2030. A estratégia promoverá um ecossistema de tecnologias quânticas resiliente e soberano capaz de incentivar o crescimento das empresas em fase de arranque e transformar descobertas científicas revolucionárias em aplicações preparadas para o mercado, preservando simultaneamente a liderança científica da Europa.
As tecnologias quânticas revolucionarão a forma como respondemos a desafios complexos em inúmeros setores, das descobertas farmacêuticas à segurança das infraestruturas críticas. Abrirão novas oportunidades em termos de competitividade industrial e da soberania tecnológica da UE, dispondo de um grande potencial de dupla utilização para a defesa e a segurança. Até 2040, o setor das tecnologias quânticas deverá criar milhares de postos de trabalho altamente qualificados em toda a UE e representar um valor global superior a 155 mil milhões de euros.
A estratégia abrange cinco domínios: investigação e inovação, infraestruturas quânticas, reforço dos ecossistemas, tecnologias espaciais e de dupla utilização e competências quânticas.
Para mais informações, consultar o comunicado de imprensa, o documento de perguntas e respostas e a ficha informativa.