É da aldeia do Fajão, no município da Pampilhosa da Serra, que nos chega o mais recente ponto de observação para os amantes de astronomia e da natureza: o Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão. Com uma estrutura inovadora, o Geoscope oferece-nos uma experiência única de observação do céu escuro, combinando ciência, pedagogia e turismo num cenário natural impressionante.
Recém-inaugurado, o Geoscope conta com duas principais infraestruturas: a Dome, uma estrutura semiesférica, imersa na Paisagem Protegida da Serra do Açor, de entrada e livre acesso, proporciona uma vista panorâmica, tanto diurna como noturna, e o Quiosque, localizado à entrada da aldeia do Fajão, onde podemos encontrar diversos conteúdos teórico-práticos, assim como atividades lúdico-pedagógicas. O Geoscope dinamiza, também, sessões de observação "Viagem à Luz das Estrelas", workshops de astrofotografia e visitas guiadas, oferecendo aos visitantes uma imersão total no universo da astronomia.
Este projeto, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com o Município da Pampilhosa da Serra, visa promover o turismo sustentável, proteger o céu escuro e reduzir a poluição luminosa. Graças às excelentes condições de visibilidade do céu de Fajão e à qualidade dos serviços turísticos, as Aldeias de Xisto foram certificadas como Destino Turístico Starlight pela Fundação Starlight em 2019, com renovação este ano. O projeto envolve também a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, como parceiros.
O projeto contou com o financiamento da Linha Apoio à Sustentabilidade do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal e do Programa Interreg: Projeto Globaltur — Euroace, da União Europeia. O projeto Globaltur, cofinanciado pelos fundos FEDER - Programa de Cooperação Transfronteiriça Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) (75%) e pela Diputación de Badajoz (25%), visa impulsionar o desenvolvimento económico através do turismo e da cooperação transfronteiriça. A iniciativa procura implementar um plano abrangente de desenvolvimento turístico, focado na valorização do património histórico-cultural, assim como dos recursos hídricos e estelares. Este esforço contribui para o objetivo global da Cooperação Territorial Europeia (CTE) de promoção do desenvolvimento económico, social e territorial harmonioso de toda a União. Além disso, encontra-se alinhado com as prioridades da União Europeia para o período 2021-2027, ao contribuir para a construção de uma Europa mais competitiva e inteligente e ao mesmo tempo mais próxima dos seus cidadãos.
O Geoscope não só vem reforçar a proposta de valor das Aldeias do Xisto, como coloca a região como um destino turístico de excelência, sendo um exemplo concreto de como os fundos europeus podem impulsionar o crescimento regional, contribuindo para o desenvolvimento económico e social, bem como para a preservação do património natural.
EUROPE DIRECT Região de Coimbra e Leiria