Com 25 anos desde a sua introdução, o Euro transformou-se numa das moedas mais utilizadas e importantes do mundo, no entanto, este percurso não foi isento de desafios. A conferência abordou o impacto do Euro nos sistemas económicos dos Estados-Membros da União Europeia, refletindo sobre como a moeda contribuiu para a estabilidade financeira, mas também sobre os desafios que gerou, nomeadamente durante crises económicas, como a crise da dívida soberana e a mais recente crise resultante da pandemia e da guerra.
Durante os dois dias, académicos de renome e especialistas debateram e partilharam os seus conhecimentos. Entre os oradores estiveram Luís Máximo dos Santos, Vice-Governador do Banco de Portugal, bem como figuras de instituições internacionais de destaque, como a Universidade de Londres, a Universidade de Sevilha, e a Universidade de Iasi.
A sessão de abertura, no dia 26 às 09h00, contou com a participação em vídeo da Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa. Já na sessão de encerramento, no dia 27, esteve presente o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito.
Embora aberta ao público, a conferência foi particularmente direcionada aos alunos do ensino superior, com o objetivo de proporcionar um fórum de discussão e aprendizagem para uma nova geração, que terá um papel crucial na construção do futuro da Europa e do Euro.
A conferência foi organizada pela Faculdade de Letras e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com o apoio do Europe Direct Região de Coimbra e de Leiria