Destaques
Mil milhões de euros ao abrigo da política de coesão da UE para apoiar a recuperação de Portugal
A Comissão Europeia aprovou a alteração de 10 programas operacionais em Portugal, reafetando um total de mais de mil milhões de euros provenientes de fundos da política de coesão da UE, nomeadamente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do Fundo de Coesão (FC) e do Fundo Social Europeu (FSE).
A situação económica é a principal preocupação dos cidadãos da UE
Num período conturbado marcado pela pandemia de coronavírus, a confiança na UE permanece estável e os europeus confiam na UE para tomar as decisões certas em resposta à pandemia no futuro. No novo inquérito Eurobarómetro Standard publicado, os cidadãos europeus consideram que a situação económica, o estado das finanças públicas dos Estados-Membros e a imigração são as três principais preocupações a nível da UE.
O que os portugueses pensam sobre o futuro da UE: Sofia Colares Alves conversa com os vencedores do Hackathon #SOTEU no podcast #AEuropaaos70
Estreia hoje, 22 de outubro, o décimo e último episódio da primeira temporada do podcast «A Europa aos 70» - #AEuropaaos70 - da Representação da Comissão Europeia em Portugal, com uma conversa sobre o estado da União Europeia com os vencedores da primeira edição do Hackathon #SOTEU.
Regime português de auxílios ao emprego de 9,35 milhões de euros a favor dos Açores aprovado no contexto do coronavírus
A Comissão Europeia aprovou um regime de auxílios de 9,35 milhões de euros destinado a preservar o emprego nas ilhas dos Açores durante o surto de coronavírus. O regime foi aprovado ao abrigo do Quadro temporário relativo a medidas de auxílio estatal. Segue-se a duas medidas aprovadas pela Comissão em maio de 2020, que já expiraram.
Comissão Europeia procede à primeira emissão de obrigações de investimento social SURE UE
A Comissão Europeia emitiu pela primeira vez obrigações de investimento social no valor de 17 mil milhões de euros ao abrigo do instrumento SURE da UE, com o objetivo de proteger o emprego e manter as pessoas no mercado de trabalho. A emissão incluiu dois tipos de obrigações, sendo que 10 mil milhões de euros deverão ser reembolsados em outubro de 2030 e 7 mil milhões de euros em 2040.