Passado um ano, o acordo comercial UE-Canadá traz resultados positivos
O dia 21 de setembro marcará o primeiro aniversário da entrada em vigor provisória do Acordo Económico e Comercial Global (CETA) entre a UE e o Canadá.
O dia 21 de setembro marcará o primeiro aniversário da entrada em vigor provisória do Acordo Económico e Comercial Global (CETA) entre a UE e o Canadá.
A SEMANAEUROPEIADAMOBILIDADE decorre, anualmente de 16 a 22 de setembro, possibilitando às localidades a oportunidade de testar alternativas de transporte sustentável. Ao incentivar a escolha de meios de transporte sustentáveis, como andar a pé e de bicicleta, podemos reduzir as nossas emissões de carbono, melhorar a qualidade do nosso ar e tornar as nossas cidades locais mais agradáveis para se viver e trabalhar.
A abordagem da UE relativa à reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC), definida num documento publicado hoje, será apresentada aos parceiros da UE em Genebra em 20 de setembro, por ocasião de uma reunião convocada pelo Canadá sobre este assunto.
Nos próximos dias 14, 15 e 16 de setembro, o Município de Soure apresenta o primeiro Festival Municipal de Juventude, intitulado PANGEIA.
O Festival é a primeira realização municipal candidata a receber o selo de ecoevento, e compromete-se com metas objetivas de separação de resíduos e implementação de práticas ambientalmente responsáveis, procurando afirmar a marca "Soure Sustentável" e servindo de lançamento ao projeto "Recicla Soure", uma rede inovadora de educação e formação para a temática dos resíduos.
Em 12 de setembro de 2018, por ocasião do seu Discurso sobre o Estado da União, o Presidente Jean-Claude Juncker declarou: «Devemos dotar-nos de maior capacidade para falar a uma só voz quando se trata da nossa política externa. Por essa razão a Comissão propõe hoje que se passe para uma votação por maioria qualificada em domínios específicos das nossas relações externas.» Não em todos, mas apenas em domínios específicos: incluindo questões de direitos humanos e missões civis. Tal é possível com os Tratados em vigor e creio que chegou o momento de recorrer à cláusula-ponte que nos permite passar para uma votação por maioria qualificada — a cláusula do «tesouro esquecido» do Tratado de Lisboa.»
Comissão propõe acabar com as mudanças de hora sazonais. Em 12 de setembro de 2018, por ocasião do seu discurso sobre o Estado da União, o Presidente Jean-Claude Juncker declarou: «Todos afirmamos em discursos inflamados que devemos ser grandes nas grandes questões e pequenos nas pequenas coisas. Mas não há aplausos quando a legislação da UE dita que os europeus têm de mudar a hora duas vezes por ano. Hoje a Comissão propõe mudar esta situação. A mudança de hora tem de acabar. Devem ser os próprios Estados-Membros a decidir se os seus cidadãos devem viver na hora de verão ou na hora de inverno. É uma questão de subsidiariedade. Espero que o Parlamento Europeu e o Conselho partilhem este ponto de vista e encontrem soluções que funcionem para o nosso mercado interno. Não há tempo a perder.»